Mercado de total de Motocicletas em 2016 foi de 3.700.000
Suzane Carvalho
A queda do mercado total de motocicletas de 2015 para 2016 foi de 9,36%. Entre novas e usadas, cerca de 3 milhões e 700 mil motocicletas foram comercializadas durante o ano de 2016. O grande problema foi a queda no mercado de motos novas, que caiu 28,5% e fez com que as montadoras tivessem que se adequar aos números, diminuindo a linha de produção, renegociando com formecedores, fechando concessionárias e, consequentemente, dispensando colaboradores.
A projeção da variação do mercado em relação a 2015, ficou assim:
Produção: – 29,5%
Vendas no Atacado: – 27,7%
Vendas no Varejo: – 26,5%
Exportação: -19%
Usadas: -2,01%
Até as vendas por consórcios tiveram queda de 24,6%. E o pior: a previsão é de que os números continuem caindo no próximo ano. Sendo otimista, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, prevê queda de 4% em 2017.
O mercado de scooters, que vinha crescendo e atingiu seu pico em 2014, teve crescimento em relação ao ano passado, ano em que teve decréscimo, com um total de 38.006 novas unidades vendidas.
Já a produção total de motocicletas, caiu aos níveis de 2002
Lembro que a frota atual do Brasil é de mais de 25 milhões de motocicletas rodando nas ruas.
''Nossos produtos têm qualidade e durabilidade maior que os concorrentes asiáticos, mas são mais caros. Para continuar crescendo, inclusive no mercado externo, precisamos buscar junto ao governo condições para aumentarmos nossa competitividade com preços condizentes com o poder aquisitivo do Brasil e da América do Sul'', declarou o presidente da entidade, Marcos Fermanian.
A projeção para 2017 foi feita baseada no conhecimento do mercado pelas próprias montadoras, sem pensar em planos do governo ''Olhamos para nós mesmos, porque não dá para prever o que vai acontecer com o país'', completou Fermanian.
O ''otimismo'' dá-se por conta de novos modelos que serão lançados e também pela movimentação que o Salão Duas Rodas causa nos motociclistas.
''A motocicleta é importante para a sociedade brasileira porque a transformou, e isso é definitivo'', afirmou Roberto Akiyama, diretor da Abraciclo.