Kawasaki Z800 2013 chega três meses após ser lançada na Europa
Suzane Carvalho
Três meses após ser apresentada no Salão de Colônia, na Alemanha, a Z800 desembarca no Brasil.
Com design agressivo, essa naked street fighter de exatas 806 cc que desenvolve 113 cv e 8,5 kgfm de torque substituirá a Z750 da mesma forma que a Ninja 300 está substituindo a Ninja 250. A Z750 tem 749 cv com 106 cavalos e 8,0 kgf.m e foi a primeira moto a ser produzida na linha de montagem da Kawasaki Brasil, em Manaus.
A Kawasaki diz que a Z800 traz as mais recentes tendências de design e tecnologia para da família Z.
Ricardo Suzuki, gerente de planejamento da Kawasaki estava orgulhoso e declarou: “estamos trazendo lançamentos mundiais em tempo recorde para o mercado brasileiro. Recentemente superamos um grande desafio que foi o lançamento da Ninja 300 em substituição à Ninja 250R, modelo mais vendido da nossa linha de produtos. O desafio agora é substituir a Z750, o segundo modelo mais vendido da nossa linha”.
O novo chassi de quadro tubular é construído em aço de alta resistência e complementado por um subchassi de alumínio fundido, com a fixação do motor mais próximo do seu centro de gravidade para reduzir as vibrações. Novos materiais e novas técnicas de construção foram adotados desde a carcaça até os cilindros para a redução do peso e aumento da eficiência do conjunto.
A postura de pilotagem é ligeiramente inclinada para frente contribuindo para o visual mais agressivo. Segundo a Kawasaki, a geometria do conjunto deixa a moto mais ágil e estável.
As suspensões foram otimizadas para o aumento de potência e a nova rigidez do chassi. Tanto o garfo dianteiro invertido de 41 mm da Kayaba como o amortecedor traseiro a gás do tipo Uni-Trak são ajustáveis no amortecimento de retorno e na pré-carga da mola.
O sistema de freios também foi redimensionado, com o duplo disco dianteiro aumentado para 310 mm, com duas pinças opostas de 4 pistões. Tem ainda a opção do ABS instalado de fábrica.
O tanque de combustível também foi redesenhado e está mais estreito junto às pernas do condutor. Este foi um item que elogiei na ZX10-R.
As luzes em LED da lanterna traseira formam desenhos de dois raios, ou duas letras ''Z''.
O painel é completo, 100% digital e tem funções personalizáveis.
O comportamento dela só saberei quando fizer o teste.
Tem nas cores verde, branca e preta e em São Paulo o preço é de R$ 35.990 a standard e R$ 38.990 a com ABS.