16ª edição do Moto Check-Up reúne mais de 1.500 motociclistas
Suzane Carvalho
Essa semana, José Eduardo Gonçalves, Diretor Executivo da ABRACICLO, que é a associação que reúne os fabricantes de motocicletas no Brasil, apresentou o resultado da 16ª edição do Moto Check-Up, programa de avaliação de motos e conscientização de motociclistas, realizado com a intenção de aumentar a segurança no trânsito.
1.521 motociclistas compareceram com suas motos nos três dias de evento que foi realizado em Brasília entre os dias 19 e 21 de setembro.
O programa consiste em fazer um check-up gratuito nas motocicletas e conscientizar os participantes da importância da manutenção do veículo e da atenção na pilotagem. Enquanto as motos recebem cuidados mecânicos, os motociclistas recebem orientações nas clínicas de Dicas de Pilotagem e de convivência e respeito no trânsito.
A entidade aproveita o evento para fazer levantamento do comportamento e desgaste dos veículos. Os dados coletados serão utilizados para a implantação das novas regras de obtenção da habilitação.
Desta vez, os itens que apresentaram maior necessidade de manutenção foram os freios traseiros e o nível de óleo. Clique no gráfico ao lado para ver com mais detalhes.
Apesar do crescente contingente do sexo feminino guiando motocicletas, 96% dos que participaram do evento foram homens e 63% utilizavam o veículo para o trabalho. Do total de motocicletas avaliadas, 77% possuíam motor até 150 cm3.
Durante os Moto Check-up não é feita nenhuma ação de marketing ou comercial por parte das associadas.
A 16ª edição do Moto Check-Up contou com o apoio do Governo Federal, Ministério das Cidades, Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Ministério da Saúde, Governo do Distrito Federal (GDF) e Sindmoto – DF; e patrocínio das empresas Pirelli, Taurus, Levorin, Alba, ASW, Daido, Revista Motociclismo, NGK e Porto Seguro. Ao longo das 16 edições, cerca de 30 mil motociclistas já participaram da ação.