Lançamentos da Honda no Salão de Milão: CRF 1000L Africa Twin
Suzane Carvalho
Realizado tradicionalmente na cidade italiana de Milão e considerado o evento de maior importância do mercado, o EICMA, Salão Internacional de Motocicletas, acontece entre os dias 19 e 22 de novembro e traz para o público Europeu as novidades para o próximo ano.
Os destaques da Honda ficam por conta da primeira CRF1000L Africa Twin de produção, mostrada pela primeira vez em uma feira europeia, além de upgrades visuais ou mecânicos em modelos da família 500, linha NC750, VFR1200X Crosstourer, CB650F, CBR650F, CBR300R, SH125i e Integra.
Além destas novidades, a Honda também divulga o conceito ''City Adventure'', que promete nortear os planos da marca para o futuro com uma nova interpretação para motocicletas com características aventureiras.
Outra novidade destacada para este ano é a nova versão da transmissão DCT (Dual Clutch Transmission), que está mais avançada e com novas funcionalidades para priorizar a eficiência e o desempenho nos modelos disponibilizados com este sistema na Europa.
No restante da linha exposta no estande da Honda durante EICMA 2015 as novidades são as novas tonalidades de cores. Disponíveis apenas para o mercado Europeu, a VFR1200X Crosstourer, CB650F, CBR650F, CBR300R, SH125i e SH150i ganharam novas opções de cores lisas. A CBR300R ganhou ainda uma versão com a pintura especial Repsol.
Vale lembrar que as principais inovações e alterações apresentadas valem exclusivamente aos modelos comercializados no mercado Europeu no próximo ano. Mas que em breve estarão por aqui.
CRF1000L Africa Twin
Nesta edição do EICMA, a Honda mostra pela primeira vez a versão de produção de sua CRF1000L Africa Twin. Com o mesmo nome do modelo lendário comercializado pela marca na década de 1980, vencedor de diversas competições off-road, a Africa Twin é uma brig trail que proporciona conforto, estilo e força. Entre suas inovações, está um pacote de tecnologia, com versões equipadas com controle de torque, ABS e seleção de modos de pilotagem.
Em sua versão europeia, vem com motor bicilíndrico de 998 cc que tem potência máxima de 95 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 10 kgf.m a 6.000 rpm. Pesa 228 kg, tem tanque de combustível com 18,8 litros e a altura mínima do solo é de 25 cm. O banco pode regular entre 85 e 87 cm.
Vem com aro 21″na frente e 18″ na traseira.
O chassi é de aço com berço semi-duplo, suspensões dianteiras invertidas e traseira do tipo monoamortecida, com possibilidade de ajustes na pré-carga da mola. Os freios são a disco (duplo na dianteira e simples na traseira) com ABS (Antilock Braking System).