Enduro da Independência percorre Rota Imperial
Suzane Carvalho
fotos: Suzane Carvalho
Capixabas ficam na frente no primeiro dia do Enduro da Independência
Aproximadamente 95% dos 360 pilotos que largaram, completaram o percurso deste primeiro dia do 31° Enduro da Independência. Mas a prova não será assim tão fácil nos próximos dias. Segundo o diretor de provas, Ronald Santi, com a dificuldade maior do segundo dia, 30% deverá ficar pelo caminho.
O trecho mais difícil do dia de hoje foi o segundo, onde tinha uma subida em meio às pedras. Ali pode-se perceber bem a diferença entre os mais experientes, que passaram sem dificuldades, e os novatos, que acabaram por formar um intenso tráfego.
Antigamente os tempos dos pilotos eram cronometrados à mão e havia a necessidade de os fiscais ficarem parados nos PCs (Ponto de Controle) para cronometrar os tempos, que depois eram somados. Com a chegada do GPS, hoje os pilotos são rastreados pelo Rastro Totem que marca a posição e tempo de cada um, a cada segundo. Assim que chegam , os dados são descarregados no computador e a somatória de tempos e pontos perdidos é automática. Para não correr risco de algum piloto não ter seus dados computados, cada um leva dois equipamentos deste em sua moto.
Dois pilotos locais, Jomar Grecco (1), de Pedra Azul, e Carlos Minet (4), de Venda Nova do Imigrante, terminaram empatados na pontuação, mas no desempate Jomar ficou com o 1° lugar. O fato de os dois serem de cidades por onde passou o Enduro, e por isso, conhecerem as trilhas, certamente ajudou.
Dário Júlio (27), quatro vezes campeão do Enduro da Independência, mas que há três vem se dedicando exclusivamente às provas de Rally, voltou este ano e terminou o primeiro dia em nono. ''A navegação e as referências são diferentes do rally e perdi um pouco a mão. Mas a diferença é pequena e vou buscar o tempo. A vantagem que os capixabas têm aqui, eu tenho em Minas'', declarou ele.
Duas participantes femininas, Sabrina Katana (297) e Laura Nunes (298), completaram o percurso.
De Vitória a Ouro Preto em quatro dias, os pilotos percorrerão um total de 823 km em estradas de terra passando por trilhas leves e pesadas, rios, lama, belas paisagens e muita emoção.
Veja os cinco primeiros de cada categoria:
Clique aqui para ver um álbum de fotos.