Dicas para motociclistas na Semana Nacional do Trânsito
Suzane Carvalho
Fotos: Thiago Pinheiro
Mesmo no verão, utilize o equipamento completo, pois é melhor sentir calor do que dor.
Mantenha o ponto de visão o mais distante possível para o ponto aonde você quer ir, um pouco acima da linha do horizonte.
Não foque apenas em um ponto à sua frente, mas mantenha um campo de visão sempre 360° para que você não seja pego de surpresa em nenhum momento, e possa se esquivar de quaisquer eventualidades.
Para uma frenagem eficiente e equilibrada, utilize sempre os dois freios, e de forma gradativa.
SEJA VISTO!
Mesmo durante o dia deixe o farol ligado e não deixe de utilizar as setas direcionais.
Lembra que sua mãe falava: ''Menino, olhe por onde anda!''? Pois é… mantenha distância e velocidade compatíveis com seu campo de visão de forma que dê para você tomar alguma providência no caso de um imprevisto. Inclusive em curvas e serras, mesmo que seja seu caminho diário.
Seja cordial com os motoristas em afunilamentos, saídas de vagas e de garagens, dando passagem mesmo se você for ultrapassá-los depois.
Não dispute com ônibus, caminhões ou vans. Deixe-os passar. Mesmo porque, depois você os ultrapassará de qualquer maneira.
Uma vez no corredor, não corra! Vá com atenção e prevendo o que cada motorista pode fazer com seu carro. Esteja em uma posição de defesa de forma que, se qualquer um dos carros à sua frente mudar de direção, você esteja preparado para desviar.
O importante é termos consciência de que o trânsito é um espaço para ser compartilhado, e não disputado.
Temos que respeitar os outros motoristas e motociclistas, independente do equipamento que estejam utilizando ou da habilidade que tenham.
Não cause furor nem brigue, para que você mesmo chegue a seu destino em paz.
Não deixe que o impulso tome conta de você, e seja racional.
Conscientize as crianças desde cedo, pois mais tarde é mais difícil mudar o comportamento.
Por um trânsito melhor!
CLIQUE AQUI para baixar o folder com essas dicas.