Blog da Suzane Carvalho

Aumento do IPI em 30 pontos vale a partir de hoje

Suzane Carvalho

Está valendo a partir de hoje, o aumento em 30 pontos percentuais sobre o IPI para carros importados de fora da América do Sul e México.

Alguns importadores divulgaram quanto do aumento irão repassar aos clientes.
A CHERY disse que não rapassará o aumento para os carros que já estão no Brasil.  A partir de 2012, quando chegarem novas unidades, analisará o mercado para definir quanto repassará para seus clientes.
A PORSCHE aumentará 19%, dos 28.8% a mais que terá que pagar ao governo.
A KIA divulgou uma tabela de preços válida por 1 mês, em que os aumentos variam de 0,86% para o Bongo cabine simples até 7,15% para o Sportage.  Seus carros mais vendidos, o Cerato e o Soul, tiveram aumento entre 2,19 a 4,05% dependendo do modelo.
Já a AUDI, anunciou que manterá os mesmos preços até o final de dezembro, mas não falou o que fará a partir de 2 de janeiro.

Na verdade, o que todos estão procurando fazer é absorver parte do aumento, diminuindo o lucro para ter possibilidades de concorrer com os carros brasileiros.

Lembrando: os veículos importados pela ABEIVA, e que foram sobretaxados com o aumento do IPI, correspondem a menos de 20% dos importados.  O restante vem através das montadoras que têm fábrica no país.

O CERATO, DA KIA MOTORS