Blog da Suzane Carvalho

KIA MOTORS apresenta o primeiro veículo elétrico da Coreia

Suzane Carvalho

A Kia Motors apresentou o primeiro veículo elétrico da Coreia nesta quinta-feira. O novo Kia Ray EV é um carro urbano com zero emissão e ótimo desempenho, com autonomia para rodas até 139 km com uma única carga.

Criado exclusivamente para o mercado interno coreano, o Kia Ray EV é um parente próximo do Kia Ray 1.0 litro à gasolina, que começou a ser vendido na Coreia do Sul no mês passado. Ele compartilha as dimensões daquele modelo e, pela primeira vez na fabricação de um elétrico, pode compartilhar a linha de produção com carros convencionais com motor de combustão.

O Ray EV de tração dianteira é alimentado por um motor elétrico de 50 kW e uma bateria de polímero de íons de lítio de alta capacidade de 16,4 kWh, projetada para um ciclo de vida de 10 anos e mantida sob o banco traseiro e o piso da cabine.

Embora o Ray EV pese 187 kg a mais que o modelo à gasolina, o torque generoso do motor elétrico, de 17,1 Kgf.m, 77% maior que o 1.0 a combustão, garante um desempenho receptivo. A aceleração do EV é mais rápida que no modelo à gasolina e faz de 0 a 100 km/h em 15,9 segundos, atingindo velocidade máxima de 130 km/h.

O ELÉTRICO COREANO DA KIA, O RAY EV

O tempo de recarga é de seis horas se for em voltagem de 110, mas utilizando uma fonte de 220 V é de apenas 25 minutos no modo carga rápida.

Com o estilo exterior igual ao seu ‘primo’ à gasolina, o Kia Ray EV tem quatro pequenos pontos distintos. Uma aba na grade frontal cobre uma entrada de energia elétrica para uma fonte de 220 V de recarga lenta e uma outra entrada (para recarga rápida) está no mesmo local da entrada de combustível dos modelos regulares. Os decalques especiais em cada porta da frente mostram a mensagem ''Zero Emissão EV'' e as rodas de liga leve de 14’’ melhoram o desempenho aerodinâmico, minimizando o arrasto.

A Kia planeja produzir 2.500 unidades do Ray EV durante 2012, que serão fornecidas aos departamentos governamentais e órgãos públicos como parte do programa de pesquisa e desenvolvimento de longo prazo em condições reais para fornecer transporte ambientalmente amigável para os clientes Kia ao redor do mundo durante a próxima década.