Honda lançará Scooter para concorrer com Citycom e Burgman. É o PCX.
Suzane Carvalho
Com design moderno, motor de 150 cc, câmbio CVT e um inédito sistema que desliga o motor enquanto o scooter está parado, a Honda está apostando em seu novo modelo para ganhar mais espaço no mercado.
O Lead, com motor de 108 cm³ e porte pequeno é bom para deslocamentos menores, mas não é páreo para scooters maiores como o Dafra Citycom que tem motor de 300 cc ou o Burgman da Suzuki, que tem versões com motores de 124, 400 e 638 cc.
Porte grande e aparência robusta, o PCX virá com rodas com aro 14”, pneus mais largos, assoalho para os pés mais estreito que em scooters convencionais e será brasileiro, produzido em Manaus.
Porta-luvas, porta-objetos embaixo do banco, assento do carona plano, apoio para as costas do piloto, bocal para abastecimento com fácil acesso na coluna, painel análogo/digital grande são apenas alguns dos atrativos, porque o que chama mais a atenção é a tecnologia embarcada no modelo. Tem transmissão CVT, suspensão duplo amortecida, freios com Combined ABS com um cilindro mestre para cada roda, e um motor de alta eficiência. Mas o que é isso?
Monocilíndrico de 150 cc arrefecido a líquido, tem transmissão CVT, Enhanced Smart Power (ESP), sistema Idle Stop e Easy Start.
Vou explicar: quando a roda fica por três segundos parada, o motor a combustão desliga. O gerador que carrega a bateria enquanto o motor está funcionando, passa a funcionar como um motor elétrico. Nesse momento, a válvula de escape abre e o pistão é reposicionado para que possa entrar em funcionamento imediatamente após o acelerador ser aberto. A válvula fica descomprimida até achar o ponto certo da ignição que faz o motor ligar. O motor elétrico faz a árvore de manivela girar assim que o acelerador é acionado. É um princípio parecido com o dos carros híbridos e é chamado de Easy Start. Como consequência, aumenta a economia de combustível e ajuda a diminuir a poluição. Esse é o primeiro motor no Brasil que utiliza esse sistema.
O câmbio CVT, por sua vez, com sistema de polias móveis faz com que a aceleração seja crescente e mais rápida do que se estivesse em uma marcha fixa e a retomada também é mais rápida.
O público alvo para a Honda: novos usuários que até então só utilizam carro e que procuram um modelo novo e sofisticado, usuários de scooter que querem um upgrade, e os que vêm da categoria CUB.
Vai ter em vermelho metálico e branco perolizado. Chegará às lojas no final de abril.
Veja aqui o vídeo de apresentação do PCX para a imprensa e a rede de concessionários, e abaixo, uma galeria de fotos.