Honda XRE 300 ganhou novos tanque e carenagem
Suzane Carvalho
Prometendo novidades para uma família “on-off”, a Honda anuncia a chegada da XRE 300 2016 já para março.
Os destaques são:
– novo painel do tipo “blackout”
– carenagem maior
– novo tanque de combustível
Com o tanque mais alto, carenagens maiores e novo grafismo, ela ficou mais imponente.
O novo painel, do tipo blackout, ficou mais moderno e com melhor leitura. Seu visor traz informações completas como velocidade, nível de combustível, conta-giros (tacômetro), hodômetro total e parcial e luzes espias.
MOTOR
O motor passou por atualizações técnicas no cabeçote, comando, válvulas, e agora atende à segunda fase do PROMOT 4.
Ele tem 291,6 cm³, é monocilíndrico, 4 tempos, com duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC – Double Overhead Camshaft), injeção eletrônica PGM-Fi (Programmed Fuel Injection), arrefecido a ar e tecnologia FlexOne, que permite a utilização de gasolina ou etanol como combustível. A potência máxima é de 25,6 cv a 7.500 rpm e o torque máximo de 2,8 kgf.m a 6.000 rpm, quando abastecido com etanol. Com gasolina perde muito pouco: 0,2 cv e 0,04 kgf.m.
A bomba de combustível que era externa, passou a ser interna.
A transmissão continua a mesma.
CICLÍSTICA
Fácil de pilotar e com ótimo desempenho, a XRE 300 é uma excelente opção para os consumidores que procuram um upgrade para os modelos trail de menor cilindrada. Por conciliar características das motocicletas street e off-road, oferece equilíbrio e versatilidade, com resistência e disposição para encarar os mais diversos desafios em qualquer situação de trânsito.
O chassi tubular utiliza configuração de berço semiduplo.
A suspensão dianteira utiliza um garfo telescópio com 245 mm de curso. Já a traseira é do tipo Pro-link monoamortecida com curso de 225 mm.
FREIOS Na frente, disco com diâmetro de 256 mm. Atrás, disco de 220 mm. A versão Rally vem ainda com C-ABS (Combined ABS), onde o ABS é distribuído eletrônicamente, dependendo do piso e to dipo de frenagem. Em ambos os casos o sistema oferece uma condução mais estável, confortável e segura, mesmo em condições de piso com desnível, não pavimentado ou escorregadio.
Vem com rodas raiadas 21″ na dianteira de 18″na traseira.
Ela tem bom desempenho e é prática tanto para os deslocamentos urbanos quanto para passeios em pequenas trilhas.
Vem com partida elétrica, shutter-key, câmbio de 5 velocidades e transmissão final por corrente.
O tanque de combustível, além de mais alto, ganhou 200 ml e ficou com capacidade para 13,8 litros de combustível Ganhou também a nova tampa para o bocal de abastecimento, que além de atender às leis de evaporação de combustível é mais prática e esportiva,
Os comandos de guidão também mudaram: ficaram aguais aos da família 500 e ganhou o lampejador do farol.
Farol, lanterna e piscas continuam iguais.
Fabricada em Manaus (AM), a XRE é íder em vendas em sua faixa de cilindrada, e agora também conta com três anos de garantia de fábrica, sem limite de quilometragem, além de óleo grátis em sete revisões.
Na versão Standard, sem ABS, as cores serão vermelho metálico, preto fosco e branco fosco, com preço público sugerido de R$ 15.560,00.
Já a versão com C-ABS, vem com a exclusividade da pintura vermelho rally, com preço público sugerido de R$ 17.750,00.
Os valores têm como base o Estado de São Paulo, sem despesas com frete ou seguro.