Triumph comemora 10.000 motocicletas produzidas no Brasil
Suzane Carvalho
Fotos: Stephan Solon
Para comemorar as 10.000 motocicletas produzidas no Brasil em 2 anos e 10 meses de funcionamento de sua fábrica em Manaus, a Triumph abriu suas portas para que nós, jornalistas, possamos mostrar a você, o processo de montagem.
Como parte da comemoração, foram lançadas as versões menos sofisticadas das Novas Tiger 800 XCx e XRx, aproximadamente 5.000 reais mais baratas do que as versões top. Leia AQUI sobre as motos e as diferenças das versões.
Com investimento de 13 milhões de reais, a fábrica é chamada de F6, pois é a 6ª unidade no mundo. Duas estão em Hinckley, Leicester, na Inglaterra, e outras três em Chonburi, Bangkok, na Tailândia.
Fundada em 1902, a Triumph Motorcycles é a maior fabricante britânica de motos; possui cerca de 750 concessionárias em 35 países e perto de 2.000 funcionários. O faturamento mundial da empresa gira em torno de R$ 1,1 bilhão e a produção total é de aproximadamente 53.000 unidades/ano.
A unidade brasileira foi inaugurada em outubro de 2012 com 15 colaboradores que montavam sete unidades/dia de três modelos: Tiger 800 XC, Speed Triple e Boneville. 34 meses depois, o número de pessoal na linha de montagem aumentou para 27 e o de modelos fabricados, para 14. E já foi atingida a marca de 10.000 motos montadas em Manaus.
A planta, que começou com 1.845 m² de área construída, já foi expandida para 2.945 m² e a capacidade de produção aumentou de 5.000 para 7.000 unidades/ano, sendo que deverão ser produzidas este ano, 4.300 das 4.500 que a Triumph pretende vender por aqui. No ano passado, a produção da Fábrica 6 atingiu um volume de 2.375 motocicletas do total de 2.500 unidades vendidas no mercado nacional.
Os modelos nacionalizados são: Bonneville T100, Thruxton, Street Triple 675, Street Triple 675R, Speed Triple, Tiger 800 XR, Tiger 800 XC,Tiger 800 XRx, Tiger 800 XCx, Tiger Sport, Daytona 675, Daytona 675R, Tiger Explorer e Tiger Explorer XC. No mercado brasileiro são vendidas ainda as Thunderbird Storm, Thunderbird Commander, Rocket III Roadster e Trophy SE, importadas da Tailândia. Os novos modelos lançados na Inglaterra estão demorando apenas 4 meses para chegar ao Brasil.
São 27 funcionários na linha de montagem, sendo três mulheres.
Leandro Oliveira, Gerente Geral da Planta F6 da Triumph Motorcycles Brazil, me explicou todo o processo produtivo e disse que não houve dificuldade em encontrar mão de obra específica, já que 95% das motocicletas produzidas no país, são oriundas de Manaus. ''O grande desafio foi imputar a cultura e os valores ingleses, da qualidade acima da velocidade de produção. Foi um processo bastante longo que ainda tem que ser superado dia a dia para encontrar novas alternativas melhorarmos. Hoje podemos dizer que nossos colaboradores não se diferem em nada daqueles que estão na Tailândia e na Inglaterra.''
Cada moto leva, em média, 3 horas e 20 minutos para ser montada do início ao fim do processo, que se difere das outras montadoras porque a primeira peça a ser montada é o motor; e o chassi é montado no motor, e não o motor no chassi.
Acompanhe abaixo o processo de montagem em ensaio feito pelo fotógrafo Stephan Solon.
Volte em breve para assistir ao vídeo.