Vamos festejar o Natal e o Ano Novo, sem violência no trânsito!
Suzane Carvalho
Muito se discute, se culpa e se aponta para explicar o altíssimo índice de acidentes de trânsito em nosso país.
Na verdade, algumas áreas foram esquecidas por governos passados, e entre elas, está a educação social.
O método para habilitação tanto de motoristas como de motociclistas é débil. Ninguém aprende a dirigir em um Centro de Formação de Condutor, onde aprende-se apenas a ''conduzir'' um veículo, e não a guiá-lo de fato. É inconcebível que alguém receba uma carteira para dirigir nas ruas sem nunca ter andado em 5ª marcha a 120 km/h, que é a situação real de quem vai pegar uma estrada. Quando um motorista se encontra nessa situação pela primeira vez, muitas vezes com a família inteira dentro do carro, além das malas, não sabe o que fazer com o carro, para onde olhar, onde frear, como acelerar, fica nervoso, sai da estrada, e mais um acidente acontece.
Em algumas cidades do país o trânsito é ''livre''. Faz-se o que quer, sem ordem, sem penalização. Muitas vezes, as vias são em mão dupla e sequer têm sinalização.
Motoristas acusam motociclistas, que acusam motoristas de vans e ônibus, que acusam ciclistas, que acusam pedestres, que acusam motoristas.
Cabe a nós, cidadãos sensatos e com acesso à informação e à educação, sermos exemplo e difundir o uso consciente de um veículo e o bom compartilhamento das vias públicas.
A primeira e absoluta causa de acidentes de trânsito que aponto, é a FALTA DE CONCENTRAÇÃO.
Quantos e quantos engavetamentos e batidas bobas que tem como causa, a simples falta de atenção? Não existe a consciência de que DIRIGIR É UM ATO DE RESPONSABILIDADE.
A segunda causa que aponto é, infelizmente, e não por culpa dos motoristas, a falta de habilidade deles, que se perdem em uma curva pura e simplesmente por não saberem o que fazer com o carro ou por estarem em velocidade incompatível com o trecho que virá à sua frente, porque ninguém os ensinou a fazer o cálculo distância/velocidade.
Depois vem o mal e péssimo estado de nossas rodovias e suas sinalizações. É inadmissível, por exemplo, que uma estrada que liga a maior cidade do país, São Paulo, a toda a região Sul, tenha uma serra em mão dupla com pista simples. O que me faz pensar que o governo não está nem aí para a produtividade do país. A última vez que fiz esse trecho, demorei nove horas para percorrer 420 km, de moto.
A antiga estrada Rio-São Paulo, por onde passa todo o tráfego de caminhões do Porto de Itaguaí, é uma via quase que de terra, mão dupla, sem faixas pintadas, toda esburacada. Estou falando da Estrada Rio-São Paulo!
Depois vem a prepotência do ser humano. Tem aquele tipo que se acha mais forte do que a força do motor do carro multiplicado pelo peso dele, multiplicado pela velocidade que ele vai estar, ao quadrado! Essa é a fórmula para se calcular o tamanho de uma batida.
Outra coisa que vemos comumente é um motorista que ''acha'' que sabe dirigir bem. É comum vermos em vias públicas, carros em alta velocidade fazendo curvas totalmente fora do traçado ideal, feitas de forma incorreta, transferindo demais o peso de um lado para o outro, enfim, o veículo sendo levado (não podemos falar ''dirigido''), de forma totalmente errada.
A falta de manutenção é outra causa. Por falta de educação. Qual CFC ensina ao motorista a trocar pneu, verificar a caixa de fusíveis, nível de óleo e trocar uma palheta do limpador de para-brisas?
A falta de impunidade. Pois é… apesar de recebermos tantas multas, o motorista profissional, aquele que dirige um ônibus cheio de passageiros, e que deveria ser o maior exemplo de disciplina e bom comportamento no trânsito, é o culpado por grande número de vítimas do trânsito. Eles são responsáveis por machucar e/ou tirar vidas de 20, 30, 40 pessoas de uma só vez. E não são punidos por isso.
Ah, faltou citar os que dirigem bêbados ou drogados? Estes estão no grupo dos bandidos, dos fora da lei.
''Poxa, mas eu não bebi e meu carro está com a manutenção em dia. Mesmo assim sofri um acidente!'' Ok. E em quê você estava pensando nos momentos que antecederam o acidente? Para onde você estava olhando?
''Eu não bebi, meu carro está com a manutenção em dia, eu estava concentrado, mas mesmo assim sofri um acidente.'' E você estava em velocidade compatível com as condições da pista que estava à sua frente?
Nós, incluindo você que está lendo este post até aqui, somos bem intencionados. Porém, nem sempre encontraremos pessoas assim cruzando nossos caminhos. Tem bandido fugindo de polícia, drogado que roubou o carro dos pais, e por aí vai… e cabe a nós, motoristas e motociclistas conscientes, passarmos adiante o que pensamos e tomarmos atitudes para nos precaver de acidentes.
Se você quer ter certeza que vai chegar à sua festa, curti-la, e voltar para casa sem surpresas desagradáveis no trânsito, toda a atenção é pouca.
E siga essas simples dicas:
● Mantenha o CAMPO DE VISÃO sempre 360° e o mais distante possível.
● Ande em velocidade MENOR que a máxima recomendada para cada trecho.
● Mantenha MAIS distância do veículo que está à sua frente.
● Se for uma motocicleta, fique AINDA MAIS distante.
● Ande sempre com as luzes ligadas.
● Faça verificação dos ítens importantes antes de sair, como nível do óleo do motor, do óleo do freio, calibragem dos 5 pneus, funcionamento das lâmpadas, condição das palhetas do limpador de para-brisas e das pastilhas de freio.
● Faça uma meditação antes de entrar no carro e conscientize-se de que o trânsito é para ser compartilhado, e não disputado.
● Deixe seus instintos competitivos para o esporte e o mercado de trabalho. No trânsito, seja cordial e racional.
● Só faça ultrapassagem quando o espaço for, DE FATO, folgado para tal.
● Quando ver que alguém não tem condições de dirigir, seja por fatores físicos ou psicológicos, faça uma boa ação e NÃO O DEIXE DIRIGIR.
● Se sentir moleza ou cansaço, NÃO HESITE EM PARAR PARA DESCANSAR.
Não é a velocidade que mata, mas o uso errôneo dela, e em lugares errados.
Não é o carro ou a motocicleta potentes que causam acidentes, mas a utilização incorreta desses veículos, e nos lugares errados.
Mesmo para aqueles que acham que tem domínio sobre seu veículo, indico que, sempre que puder, vá para uma pista fechada em cursos de Direção Defensiva e Track Days para fazer exercícios e praticar curvas com o carro e com a motocicleta, em situações extremas.
VEJA AQUI um video com uma demonstração de um dos cursos de meu Centro de Treinamento
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