Aventureira e tecnológica, Honda VFR 1200X chega por 79.900
Suzane Carvalho
Aventureira na aparência, tecnológica em seu interior, completa em seu comportamento. Essa é a VFR 1200X Crosstourer que acaba de chegar às concessionárias.
O motor é o mesmo da VFR 1200F: um V4 de 1.236 cm3, mas com menos potência e menos torque. São 129 cv a 7.750 rpm e 12,8 kgf.m a 6.500 rpm.
As válvulas de admissão são acionadas por cames (ressaltos) e as válvulas de escape, via balancins roletados, sendo só um comando de válvulas por cabeçote, objetivando compactação e redução de peso do motor.
E o melhor: o câmbio também é o mesmo da 1200F. É automático eletrônico de dupla embreagem (DCT – Dual Clutch Transmission), que pode ser utilizado no modo totalmente automático, automático Sport ou Manual.
Essa transmissão utiliza embreagens independentes para as marchas ímpares (1ª, 3ª e 5ª) e pares (2ª, 4ª e 6ª) o que a faz ser mais dinâmica. No modo Manual, o câmbio é feito através de dois botões que ficam ao alcance dos dedos da mão esquerda e não precisa desacelerar para cambiar. Lembre, assim como em um carro automático, não tem o manete da embreagem nem o pedal do câmbio. Esse câmbio já está mais acertado do que quando chegou aqui pela primeira vez, em 2011.
A transmssão final é feita por eixo cardã.
Ela tem controle de tração que pode ser desligado e freios com Combined ABS. Utiliza sistema de disco duplo com 310 mm na dianteira e disco simples de 276 mm na traseira.
O chassi é do tipo Diamond em alumínio e a suspensão de curso longo. Na frente, garfo telescópico de 165 mm de curso e atrás, tipo Pro-Link com 146 mm de curso. Ambas com regulagem de pré-carga.
Apesar de utilizar pneus de uso misto sem câmara, as rodas são raiadas de 19’’ na frente e 17’’ na traseira. Os raios são fixados nas bordas. Na dianteira, tem configuração de 110/80 e na traseira utiliza pneu 150/70. O banco fica a 85 cm do chão.
As medidas comprimento x largura x altura são respectivamente 2.284 x 916 x 1.335 mm, com distância entre-eixos de 1.596 mm. E sem combustivel, pesa 260 kg.
O design foi desenvolvido a partir da irmã VFR 1200F e transmite um estilo imponente e agressivo.
Tem faróis sobrepostos, piscas em led, para-brisas e protetores de mão reguláveis e um bonito painel digital multifuncional.
Faz parte do conceito Honda Dream, que abrange motocicletas acima de 450 cc e leva o logo com fundo vermelho perolado.
Essa moto foi apresentada como protótipo no Salão de Milão de 2010 e a Honda se esforçou para colocá-la logo no mercado brasileiro, já que o mercado de motocicletas de alta cilindrada continua crescendo.
Veja aqui mais detalhes sobre o câmbio e a embreagem em uma apresentação/teste que fiz da VFR 1200F.