Blog da Suzane Carvalho

São Paulo é a primeira cidade do mundo a ter as três categorias TOP do automobilismo mundial

Suzane Carvalho

6 Horas de São Paulo - World Endurance Championchip

Neste sábado acontecerá em Interlagos a 5ª etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, o World Endurance Championship, – WEC, intitulada, “6 Horas de São Paulo”.

Quem está trazendo a corrida para o país, e promovendo-a, é nosso Campeão Emerson Fittipaldi.

6 Horas de São Paulo - World Endurance Championchip

Os carros  são exatamente os mesmos que correm as históricas corridas “24 Horas de Le Mans” e ”12 Horas de Sebring”, que fazem parte do campeonato que é composto por 8 etapas.  As próximas etapas serão no Japão, Bahrein e China.

No grid, divididos em 4 categorias, estarão alinhandos carros da Audi, Toyota, Aston Martin, Chevrolet, Ferrari, Nissan, Porsche, Honda e Lotus, divididos em três categorias: Protótipos LMP1 e LMP2 e GT. (veja mais sobre cada categoria aqui).

6 Horas de São Paulo - World Endurance Championchip

Cinco brasileiros participarão da corrida: Lucas di Grassi pilotará o protótipo R18-Ultra da Audi e será companheiro de equipe de Tom Kristensen (8 vezes campeão das 24 Horas de Le Mans) e Allan McNish. Enrique Bernoldi, Francisco Longo e Xandy Negrão pilotarão uma Ferrari F458; e Fernando Rees pilotará um Chevrolet Corvette C6-ZR1 juntamente com os franceses Patrick Bomhauser e Julien Canal.

O troféu foi desenhado pelo artista plástico Yutaka Toyota e representa as curvas da pista formando um “V” de “vitória”.

Os treinos começam na 5ª feira às 10:00. Na 6ª feira, além da classificação, acontecerão duas corridas da DTCC e uma da Porsche GT3 Cup.  No sábado, o Warm Up começa às 8 da manhã, seguido de desfile de Ferraris, outra corrida da Porsche GT3 Cup, desfile e sessão de autógrafos dos pilotos.  Às 12:00 horas, a largada da corrida principal.

6 Horas de São Paulo - World Endurance Championchip

Para todo o público que comprar ingresso será permitida a visitação aos boxs.  E muito mais: “Queremos que a corrida de São Paulo tenha o mesmo espírito de Le Mans, onde é um ambiente alegre, familiar.  Para isso montamos o Espaço Village onde terá roda gigante, bungee trampolim, giromaster e arvorismo, além de diversas exposições com carros modernos e clássicos, motos, caminhões fora de série superequipados e arte.”  Vai faltar tempo para ver tanta coisa.”, falou Emerson, que está comemorando esta semana 40 anos de seu primeiro título no Campeonato Mundial de Fórmula 1.

Emerson Fittipaldi

Perguntado sobre como vê o automobilismo atual do Brasil, respondeu: “O Brasil deveria ter um Kart, uma categoria de Turismo e de Fórmula muito mais econômicos, para dar chance e oportunidade para outros pilotos.  O automobilismo tem que ser parte do projeto de ampliação de esportes na educação.”

Enfim, exatamente o que venho falando há tantos anos, como está NESTE TEXTO.

Obrigada, Emerson!