Honda lança hoje 3 novos modelos e duas atualizações
Suzane Carvalho
Não satisfeita com a liderança de mais de 80% do mercado nacional, a Moto Honda está procurando oferecer produtos em todas as possíveis categorias de motocicletas, e até criou outras: a “Crossover” e a “Crosstourer”, de acordo com as novas exigências do consumidor.
Para satisfazer todo tipo de cliente, está lançando três novos modelos: uma big trail urbana, a NC 700X, uma maxi trail estradeira, a VFR 1200X e uma motoneta, a BIZ 100. Como se fosse pouco, também hoje mostra as novas versões da super-esportiva CBR 1000RR que está completando 20 anos no mercado, e da sua top de linha, a touring estradeira GL 1800 Goldwing.
Os cinco novos modelos podem ser encontrados a partir de hoje nas concessionárias.
NC700X – novo modelo – Crossover
Desses, o mais esperado lançamento é o da NC 700X. Apresentada no Salão de Milão do ano passado, está sendo fabricada no Brasil.
Com motor inovador, inaugura uma nova categoria: a Crossover, a mesma em que a Honda colocou seu carro CRV, que visa ter visual esportivo com conforto e fácil maneabilidade. Uma de suas principais qualidades está no consumo de até 30 quilômetros com um litro de combustível.
O visual da NC 700X na verdade é de big trail mas tem suspensão um pouco mais dura, e, o principal, centro de gravidade bem baixo. Um dos fatores que fez com que ela ficasse fácil de fazer curvas de baixa velocidade, foi a colocação do tanque de combustível abaixo do banco do piloto. O lugar tradicional ganhou um grande porta-objetos.
Apesar do motor ter cilindrada parecida com o da XL 700V Transalp, tem características totalmente diferentes. Os dois pistões estão colocados de forma paralela, e trabalham com deslocamento de 270°. A potência e o torque estão em uma faixa de giro bem baixa: 52,5 cavalos a 6.250 rpm e 6,4 kgf.m a 4.650 rpm nos 669,6 cc.
Tem suspensão macia, mas não tão longa como uma on-off road, e vem com pneus street montado em rodas de magnésio aro 17″.
O tanque comporta 14 litros e ela faz até 30 quilômetros com um litro de gasolina.
Tem nas cores branca com preto e vermelho com preto.
A versão sem ABS custa R$ 27.490,00 e a com ABS, 29.990,00.
Clique aqui para ver um video que fiz apresentando a nova Honda NC 700X.
VFR 1200X – novo modelo – Crosstourer
Para concorrer com a Yamaha Super Ténéré, a BMW GS 1200 e a Kawasaki Versys 1000, a Honda passará a trazer a VFR 1200X, mas ela chega só em outubro.
Com a mesma tecnologia de sua irmã touring, a VFR 1200F, a versão “X” é uma Maxi Trail On-Off Road.
Tem câmbio automático com opção para troca manual (nos dedos, como se fosse um joystick), controle de tração, acelerador eletrônico, Combined ABS. Apesar das rodas serem raiadas, os pneus são sem câmara, aro 19” na frente e 17” atrás.
O motor V4 de dupla embreagem (uma para as marchas ímpares e outra para as pares) tem 43 cavalos a menos que a versão “F”: são 129,2 contra 172, a 7.750 rpm e o torque é de 12,8 kgf.m a 6.500 rpm.
É o mesmo motor, mas a programação da injeção é diferente, deixando o torque mais linear e em mais baixa rotação.
O tanque tem capacidade para 21,6 litros de combustível.
Tem nas cores vermelho ou branco, ambas peroladas.
O preço, ainda não divulgado, ficará quase igual da VFR 1200F, por volta dos R$ 70.000,00.
BIZ 100 – novo modelo – Motoneta
Visando o crescente público feminino das grandes cidades e os jovens iniciantes, a Honda está lançando a BIZ 100. Ela é uma motoneta utilizada para ir para a aula, academia, praia, ou simplesmente sair “por aí”.
Este ano a BIZ 125 já vendeu mais de 110.000 unidades. É simplesmente o quinto veículo mais vendido no Brasil, atrás da GC 150, CG 125, do Gol e do Uno. A Honda POP 100 é o 13°, e este ano já vendeu mais de 47.000.
Porque então colocar no mercado duas motocicletas tão parecidas? Como falei anteriormente, a Honda não quer perder em nenhum segmento, e não acha que modernizar o visual da POP 100 seria o caminho, já que esta é muito vendida em zonas rurais. E evidentemente, a BIZ 100 ficou mais barata que a 125.
Ela em motor OHC de 97,1 cc (não é o mesmo da POP), com carburador em vez da injeção eletrônica apresentada na versão 125 Flex, refrigerado a ar. Tem 6,43 cv a 7.000 rpm e torque de 0,71 kgf.m a 4.000 rpm.
Os freios são a tambor na frente e atrás.
Tem nas cores preta, vermelha e rosa metálico. Pode ter partida elétrica, na versão ES que sai por R$ 5.290,00, ou a pedal, na versão KS que sai por R$ 4.710,00.
CBR 1000RR 2012 – Super Esportiva
A super esportiva da Honda está comemorando 20 anos de existência. O motor manteve a mesma potência, porém seu peso diminuiu, e, consequentemente, a performance melhorou. O mapeamento do motor também mudou.
Ganhou novo design, novo painel, novas rodas de liga de alumínio e novos discos de freio. O dianteiro agora é colocado no lado externo do cubo de roda.
A suspensão dianteira ficou mais fácil de regular.
Está sendo disponibilizada em três cores: vermelha, a com a pintura HRC e a preta, e continua tendo opção de ser com ou sem ABS.
Semana que vem testarei a moto, e colocarei aqui um comparativo com a versão anterior.
GL 1800 GOLDWING 2012 – Touring Estradeira
O modelo 2012 da top de linha da Honda mundial está desembarcando no Brasil e já pode ser vista nas concessionárias Dream da Honda. Ela tem o espaço de apenas 1% no mercado, mas é onde a fábrica pode mostrar suas mais altas tecnologias.
Além do novo design, o logo também sofreu alterações: o fundo vermelho quer dizer “top em tecnologia”.
Os bagageiros ganharam sete litros. Tem novo som, conexão USB e carregador 12 volts.
Na parte de segurança, além de airbag, os freios são com DCBS. Isso quer dizer “combinação dupla do sistema de freio”. Traduzindo: não adianta você utilizar somente um dos freios, porque ela sempre utilizará os dois.
Na suspensão, são 26 ajustes de precarga da mola traseira, que são feitos eletronicamente com um simples toque no botão, que ainda tem duas posições de memorização.
O motor é horizontal de 6 cilindros colocados de forma contrapostos. São 118 cv a 5.500 rpm e 17 kgf.m a 4.000 rpm.
Para garantir a refrigeração, tem dois radiadores com ventoinha.
O câmbio é de 5 marchas mais a marcha à ré e o tanque de combustível tem capacidade para 25,5 litros.
Ano passado foram vendidas aqui 50 unidades da GoldWing. A meta para 2012 é vender pelo menos 80.
Tem nas cores preta ou branca, e o valor é de R$ 92.000,00.
Achou pouco? A Honda promete mais novidades ainda este ano.