Blog da Suzane Carvalho

Ducati Monster 821 fabricada no Brasil, está chegando às lojas

Suzane Carvalho

Ducati Monster 821 fabricada no Brasil

Ducati Monster 821, agora fabricada no Brasil

A Ducati Monster 821 fabricada em Manaus que está chegando às lojas este mês, traz a segunda geração do motor Testastretta 11° (cabeça estreita), com 112 hp (113,55 cv) a 9.250 rpm e torque máximo de 9,1 kgf.m a 7.750 rpm.

suzane_noticia_ducati_monster-821_curva_torque-potenciaCom injeção eletrônica de combustível, boa compressão de 12.8:1 e acelerador eletrônico, promete 85% da potência total já a 5.500 rpm.

São dois cilindros dispostos em “L” e tem distribuição Desmodromica (sem molas para abertura e fechamento das válvulas, e, por isso, mais difícil de folgar), 4 válvulas por cilindro e refrigeração líquida.

A fim de otimizar as operações e reduzir a variabilidade cíclica de combustão, sem afetar as emissões, foi introduzido um sistema de ar secundário semelhante ao da Panigale 1199.Ducati Monster 821 fabricada no Brasil

O conjunto coletor/escapamento foi projetado pensando em despejar maior potência em regimes baixos e médios de rotação.

No tubo do escape for introduzido um fluxo controlado de ar limpo que permite a oxidação completa dos gases quentes não queimados, reduzindo os níveis de hidrocarbonetos e monóxido de carbono jogados no ambiente. Tem uma sonda lambda para cada cilindro, a abertura do cabeçote do escapamento é de 50-52 mm e ele é sistema 2-1-2. A centralina do motor lê as duas sondas lambda e calcula a mistura ar/combustível com maior precisão.

Devido ao melhor rendimento da combustão e a uma menor temperatura de funcionamento, além do sistema Desmodromico, a troca de óleo é prevista para cada 15.000 km e a regulagem das válvulas, para cada 30.000.

Com pontos de fixação nos tubos de aço, o motor é parte integrante do chassi Trellis, também como na Panigale. É mais ou menos assim: você “monta” em cima do motor e prende nele tubos de aço para colocar banco e rabeta, e na frente, para acomodar tanque e fixar suspensão.

A embreagem tem um sistema servo-progressivo que comprime o disco quando o giro do motor cai, reduzindo também a pressão no disco, e igualmente, quando se reduz, tornando as trocas mais suaves e sem trancos, tanto se usada de forma mais esportiva quanto no uso urbano.

Ducati Monster 821 fabricada no Brasil

Transmissão primária: 1,85:1
Relações: 1ª=37/15; 2ª=30/17; 3ª=28/20; 4ª=26/22; 5ª=24/23 6=23/24
Pinhão: de 15 dentes
Coroa: 46 dentes

A Monster 821 tem três modos de pilotagem: “Sport”, “Touring” e “Urban”, e 8 níveis de controle de tração (DTC – Ducati Traction Control).

A suspensão dianteira é garfo telescópio com curso de 43 mm e a traseira, braço oscilante em alumínio de dupla face progressiva com mono amortecedor regulável.

Freios: na dianteira, dois discos semi-flutuantes de 320 mm com pinças Brembo, monobloco radial e 4 pistões. Na traseira, disco de 245 mm, pinça flutuante com dois pistões. Vem com ABS da Bosch de série.

O painel tem display LCD preto de fundo branco. O conta-giros vai até 12.000 rpm em um gráfico de barras posicionado com um formato semicircular na parte superior com a velocidade indicada de forma destacada no centro da tela. 

O banco tem ajuste de altura e o do garupa pode ser removido.

Ducati Monster 821 fabricada no Brasil

O tanque tem capacidade de 17,5 litros.
O farol usa iluminação principal em halogênio com luzes diurnas de LED em ambos os lados. Na traseira, lanterna e freio são em LED.
Ela pesa 179,5 kg, sem combustível nem óleos.
As rodas são de liga leve 17”.

Tem somente na cor vermelha, com quadro vermelho e rodas pretas. Na Itália tem também a com tanque, para-lama dianteiro e rabeta brancos, com quadro e rodas vermelhos.

Uma gama de assessórios originais também está disponível, como itens de fibra de carbono e de performance, escapamentos, bolha, malas. 

Preço: R$ 43.900,00.

suzane_noticia_ducati_monster-821_fabricada-no-brasil_dimensoes

==>> Para promover o lançamento da Monster 821 no Brasil, a Ducati está oferecendo IPVA grátis para as 50 primeiras motocicletas vendidas e R$ 1.500,00 de desconto nas compras à vista.

==>> A Ducati Financial Services, marca do Banco Volkswagen, oferece condições especiais de financiamento para a nova Monster 821, que  passa a integrar o Ducati Red Pass.
Pelo plano, o consumidor pode financiar qualquer modelo com no mínimo 30% de entrada, mais 24 prestações, sendo 23 reduzidas e a final no valor de 50% da moto, e garantia de recompra pelas concessionárias da marca após dois anos. “Nesta condição, o cliente pode pagar a 24ª parcela com a própria moto, cujo valor também pode ser utilizado como entrada em uma nova. Se preferir, pode quitar o saldo restante e continuar com o bem”, afirma Alessandro Lora Ronco, superintendente Executivo de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da companhia. “Assim, tem a chance de sempre estar com um veículo zero arcando com prestações bem baixas”.
Ducati Monster 821 fabricada no Brasil
Ducati Monster 821 fabricada no Brasil