Blog da Suzane Carvalho

Honda comemora 45 anos de história no Brasil

Suzane Carvalho

Linha de motonetas da fábrica da Honda em Manaus

Linha de motonetas da fábrica da Honda em Manaus

Há 45 anos a Honda dava início às suas operações no Brasil. Tudo começou em 26 de outubro de 1971 com a importação e distribuição de motocicletas para o mercado nacional.

Quatro décadas depois mais de 23 milhões de produtos foram fabricados, entre motos, automóveis e produtos de força.  Atualmente, 10 mil colaboradores estão ativos, 1500 pontos de venda funcionando, duas fábricas produzindo, e outra unidade produtiva em construção.  Preocupada com a Segurança no Trânsito, com a tecnologia de seus produtos e com o atendimento ao cliente, construiu três Centros Educacionais de Trânsito, dois Centros de Pesquisa & Desenvolvimento, dois Centros de Treinamento Pós-vendas e cinco Centros de Distribuição de Peças.

A Honda é uma empresa de origem japonesa que ganhou as ruas e garagens de milhões de brasileiros, tornando-se responsável pelo veículo mais vendido do Brasil, a Honda CG.  É responsável também por mais de 80% do mercado nacional de motocicletas, pela administração da maior fábrica de motos Honda do mundo, pelo principal sistema de consórcios do País, pela maior rede de concessionárias do território nacional e pelo primeiro parque eólico do setor automotivo brasileiro.

Paulo Takeuchi

Paulo Takeuchi

''Se a Honda tem tantas conquistas para comemorar, é devido à persistência e dedicação de diferentes gerações de colaboradores, fornecedores e concessionários que, movidos pelo espírito de inovação e trabalho em equipe, superaram os desafios ao longo do caminho descrito a seguir'', declara seu Diretor Executivo de Relações Institucionais, Paulo Takeuchi.

Veja abaixo a linha de tempo da Honda no Brasil:

historia_honda-no-brasil_01

1971 – Começa a funcionar a Honda Motor do Brasil Ltda, responsável pela importação e distribuição dos produtos Honda no País. No início apenas motocicletas, dois anos mais tarde também produtos de força.

 

 

 

 

 

historia_honda-no-brasil_02

1975 – O governo vetou a importação de motocicletas, o que fez com que a Honda antecipasse seu projeto de iniciar a produção nacional na Zona Franca de Manaus (AM).

 

 

 

historia_honda-no-brasil_03

1976 – É inaugurada a fábrica de motocicletas Honda em Manaus e nasce a primeira moto Honda “Made in Brazil” – a Honda CG 125.

 

 

 

 

 

 

historia_honda-no-brasil_041978 – Começa também as operações na Argentina.

 

 

 

 

 

historia_honda-no-brasil_051981 – Nasce o Consórcio Honda para facilitar o acesso da população às motocicletas da marca. A empresa se tornou a maior administradora de consórcio do mundo, com mais de 1,8 milhão de clientes ativos e mais de 13 milhões de cotas vendidas em todo o País.

 

 

 

 

historia_honda-no-brasil_061987 – Início das atividades da Seguros Honda, precursora no mercado de motocicletas, que chegou com o grande desafio de criar e expandir a cultura de seguros para o segmento. Hoje a empresa já ultrapassou a marca de 1 milhão de apólices comercializadas no Brasil.

 

 

historia_honda-no-brasil_071992 – Chegavam ao País os primeiros automóveis importados da Honda. Para a nossa estreia no segmento trouxemos os modelos: Civic, versões sedan, hatch e CRX Del Sol, Accord, Accord Wagon, Odyssey e o esportivo Prelude. Pouco tempo depois passamos a comercializar também o cupê Legend. Nosso carro chefe, o Civic, estava em sua 5ª geração mundial e possuía, entre outros atributos de destaque, airbags para motorista e passageiro, um grande avanço em comparação aos automóveis nacionais da época.

historia_honda-no-brasil_08

1997 – Assim como as motocicletas, os automóveis Honda caíram no gosto dos brasileiros, fazendo com que a empresa investisse em uma nova unidade produtiva no País. É inaugurada a fábrica da Honda Automóveis do Brasil em Sumaré, interior de São Paulo. A empresa iniciou suas operações com a produção do Honda Civic.

historia_honda-no-brasil_091998 – A Honda acredita que não basta oferecer produtos de qualidade e alta tecnologia. Para oferecer uma experiência satisfatória ao consumidor, é preciso garantir as condições para que os veículos sejam utilizados com segurança. Para contribuir com uma pilotagem mais segura para os motociclistas, a empresa inaugurou, em 1998, o 1º Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba.

historia_honda-no-brasil_102000 – Com a missão de tornar-se a melhor opção de financiamento dos produtos da marca, o Banco Honda foi criado em julho de 2000 para oferecer suporte e condições competitivas às operações das concessionárias.

historia_honda-no-brasil_112006 – Honda amplia sua presença no País e inaugura novas unidades em Recife (PE): Centro de Treinamento para a rede de concessionárias, o Centro de Distribuição de Peças e o segundo Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH).

historia_honda-no-brasil_122013 – Honda inicia a construção da sua segunda fábrica de automóveis do Brasil, em Itirapina, interior de São Paulo. A unidade, recém-concluída, terá capacidade produtiva de 120 mil unidades/ano, ou seja, quando iniciar as operações, poderá dobrar o volume de produção da Honda no mercado nacional.

Em Manaus, é inaugurada a terceira unidade do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) e o novo Centro de Desenvolvimento e Tecnologia (CDT) de motocicletas.

historia_honda-no-brasil_132014 – Inauguração do parque eólico da Honda Energy do Brasil, em Xangri-Lá (RS). O projeto é o primeiro do grupo Honda no mundo e do setor automotivo nacional.
É inaugurado novo Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de automóveis Honda, em Sumaré, interior de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

 

 

historia_honda-no-brasil_142015 – É inaugurada a nova sede da Honda South America, em Sumaré, no mesmo complexo produtivo da Honda Automóveis do Brasil.

historia_honda-no-brasil_15