Blog da Suzane Carvalho

Dia 08: 17/02/2013. Puerto Ordaz – Santa Elena de Uairén

Suzane Carvalho

Saí do Hotel Venetur em Puerto Ordaz em direção a Santa Elena de Uairén às 09:40 min e a moto estava com 2.882 km rodados.  Eu abastecera mais cedo.

 Parei para fazer fotos em El Callao, que é a cidade onde o Carnaval é mais forte na Venezuela e deixei para abastecer em Tumeremo, 55 km à frente.

O mesmo retão no meio do mato em que peguei tempestade de chuva na ida, peguei chuva também na volta, mas desta vez nem cheguei a colocar a capa de chuva, pois lá para frente o céu estava claro.

Cheguei a Tumeremo com 230 km rodados e o primeiro posto de gasolina estava fechado.  O marcador de combustível me mostrava 3 tracinhos de 5, mas não seria possível fazer os 460 km sugeridos pelo marcador, mesmo eu tendo andado devagar, e eu já havia feito este teste antes.  Fui até o segundo e último posto da cidade, que também estava fechado.  Foi quando me deram a informação de que aos domingos, os postos fecham às 12:00.  Era domingo, 12:40.

Dessa vez não pensei duas vezes e perguntei para o rapaz se ele sabia quem tinha gasolina (lá, muitos guardam gasolina em casa).  Enquanto esperava a resposta, tentei comer um queijo branco na padaria, mas acho que ele era branco de tanto sal.  ''Meus biscoitinhos, para quê te quero!''

O rapaz então me levou até a loja de um chinês muito simpático, ali mesmo, em frente à padaria, na estrada principal, e ele já estava do lado de fora com um galão me esperando.  O chinês, que também é motociclista, me ajudou e não me cobrou nada pela gasolina.  Isso mesmo, ele me deu a gasolina. Foi engraçado: um chinês ajudando uma carioca em Tumeremo.  Tanto aqui quanto em Guasipati, eu vi mulheres andando de motonetas.  Sempre com garupas, também mulheres, e sem capacete.

Parei para abastecer em Rapidos de Kamuiran já às 16:30.  Mais uma vez foi divertido nesta parada.  Sempre tem os policiais do exército nas bombas de abastecimento e nesta parada, muitas caminhonetes grandes e pequenos caminhões.  Chegou uma hora que minha moto e eu estávamos no meio de uma roda de gente.  Todos homens.

Rodei até aqui mais 237.9 km e não vi quanto que entrou de gasolina, que me foi dada outra vez.

Subi a serra que leva à Gran Sabana, desta vez sem chuva.

A passagem pela Gran Sabana foi divina.  Desta vez, já sabendo como é o caminho, pude curtir mais a paisagem.  A cada curva eu exclamava de admiração e andava cada vez mais devagar.  Não tinha trânsito e aquela planície gigantesca me dava o sentimento de que o mundo é meu.

Gran Sabana

Cheguei à Santa Elena de Uairén quando já escurecia e me assustei com a calmaria da cidade, já que em minha passagem anterior a cidade estava abarrotada.  Como eu estava faminta, antes mesmo de descarregar fui para a piscina do hotel que era o único lugar onde tinha internet e algo para comer.  Encontrei então um grupo 28 viajantes de Porto Velho, em Rondônia.  No grupo estava inclusive o dono do Kartódromo de Ariquemes.  Eles estavam em 8 motos e 4 carros, sendo quatro Transalp, duas NC 700X, uma BMW GS1200 e uma Harley-Davidson, e haviam feito o mesmo percurso que eu.  Ah!  Agora entendi porque nunca duvidaram quando, nos postos de gasolina, me perguntavam se eu estava sozinha e eu dizia que não, que meus amigos estavam mais à frente.  =)