Blog da Suzane Carvalho

Expedição sobre duas rodas – Preparativos

Suzane Carvalho

A ideia de fazer este roteiro surgiu em julho do ano passado quando fomos para Manaus para o lançamento de alguns modelos da Honda.  O trajeto para a pista de testes, no meio do mato e com bom asfalto, me foi convidativo e perguntei ao motorista a distância até o norte da Venezuela, e se era asfaltado até lá.  A partir daí comecei a trabalhar para viabilizar a viagem conciliando minha agenda, que é bastante complicada, com a viabilização de uma moto.

A Honda me entregou a NC 700X na fábrica, em Manaus.  O pessoal de lá me deu bastantes informações sobre o trajeto que eu iria fazer, como onde tem posto de gasolina, hotel para ficar, essas coisas.

Logo que vi a moto achei-a linda.  Não tinha visto ainda a preta.
É normal eu ter reações um pouco diferentes quando eu pego uma moto ou um carro para um teste mais longo, do que foi no lançamento.  No lançamento geralmente estou com olhos mais críticos e procurando avaliar o máximo em um curto espaço de tempo, que geralmente é insuficiente.  Quando pego um veículo para conviver com ele, a relação é mais íntima.
Pedi para endurecer a suspensão traseira ao máximo, já que levarei bastante peso atrás.

SEGURANÇA
Antes de mais nada, ter uma moto segura, que dificilmente terá algum problema mecânico.  O roteiro tem muitas regiões desertas, muitas retas longas e serras.
Depois, ter um equipamento pessoal também seguro: um bom capacete, luvas, botas e vestimentas.

O QUE LEVAR
Estou levando  tie-lap de diversos tamanhos, fitas adesivas, faixa refletiva para colocar na traseira da moto, ferramentas, lona para cobrir a bagagem, fita dupla-face, borrachas para proteger a pintura da moto, estilete, canivete, tesoura, duas lanternas, capa de chuva, tripé, joelheiras e cotoveleiras, além de dois reparos de pneus.
Levei também óleo para colocar na corrente, lâmpadas e manetes sobressalentes.
Dois GPSs e dois rastreadores.
Água para beber, cereais, whey protein e barrinhas de cereais.
Cadeados, protetor solar, necessaire para os 10 dias.

O QUE NÃO LEVAR
– chave de casa
– talão de cheques
– secador de cabelo

COMPORTAMENTO
– roupa de forma que não pareça ser mulher.  Levei meu macacão mais leve só para os passeios.
– abri mão da balaclava de dois olhinhos e usarei a aberta
– não rodar à noite
– procurar ficar em hotéis com boa segurança e com internet
– não burlar as regras dos lugares

AMARRANDO AS MALAS
É importante que a bagagem esteja bem compacta, bem presa ao banco para não se mexer e não te empurrar nas frenagens. Use elásticos curtos que te daráo melhor tensão.
O que for mais pesado coloca-se na parte de baixo.
A posição tem que ser o mais junto de suas costas possível para que não fiquem duas massas separadas quando mudar de direção.  Isso também ajuda a evitar que a traseira pule.  São as mesmas regras de se levar um garupa.
Se a mala estiver separada de  suas costas, formará um canal de vento, deixando a moto instável.
É preciso colocar a lona por debaixo das malas, pois em caso de chuva, a água sobe e molha a mala por baixo.  Outra lona por cima de tudo.
Se você levar notebook, cuide para não passar os elásticos por cima dele, pois pode danificá-lo.

Agora, é ''pé na estrada''!