Blog da Suzane Carvalho

Setor de motocicletas fechará o ano com retração de 20%

Suzane Carvalho

A ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares divulgou esta semana os dados do setor: de janeiro a novembro deste ano foram licenciadas 1.499.397 motocicletas, o que corresponde a uma queda de 14,2% em relação a igual período de 2011, que teve 1.747.072 emplacadas. Em novembro, os emplacamentos atingiram 121.779 unidades contra 134.727 de outubro, recuando 9,6%. Mesmo com dois dias úteis a mais no mês anterior, a média diária ficou praticamente estável, com 6.089 motocicletas contra 6.124.

Em 2011 as montadoras venderam 1.930.737 unidades até final de novembro.  Em 2012 este número caiu para 1.521.678.  Comparando somente o mês de novembro, a queda foi de 26,9% (166.640).

Linha de produção da Honda em Manaus

Mesmo com um pequeno aumento de 3,2% nas exportações, a produção acumulada ficou 20,2% abaixo da contabilizada no mesmo período do ano passado, com 1.623.809 motocicletas contra 2.035.124.  No ano, o aumento das exportações ficou em 48%, sendo que 83,28% das motos foram exportadas pela Honda e os outros 16,72 pela Yamaha, totalizando 95.503 unidades, que foram em sua maioria para a Argentina.  Apesar de ser crescente, este é um número ainda baixo, com menos de 9.000/mês.

A principal causa apontada pela ABRACICLO é o veto dos bancos a novos financiamentos para compra de motos, pois a queda se dá apenas nos seguimentos de pequena e média cilindrada, já que a venda de motocicletas de grande cilindrada aumentou aproximadamente 6%.

''Nos dois últimos meses, as linhas de crédito oferecidas pelos bancos públicos ajudaram a estabilizar o mercado, evitando novas quedas acentuadas”, comenta Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.  Os bancos privados precisam seguir o mesmo caminho.

A indústria havia se preparado para crescer 5% este ano, mas perdeu 20%.  A previsão para 2013, no entanto, é otimista, apontando uma pequena recuperação.  Estima-se que a produção tenha um ganho de pelo menos 3,7%, e as vendas no atacado, de 2,4% em relação a 2012.

Um dado interessante, é que atualmente existem 2.300.000 cotistas de consórcios de motocicletas contra apenas 1.700.000 de carros.

O Brasil é o 5° maior produtor mundial de motocicletas, produzindo mais de 2 milhões por ano e tem uma frota circulante de aproximadamente 19 milhões.

As divergências de dados divulgados pelas diversas entidades são as diferenças entre produção, vendas no atacado, vendas no varejo, emplacamentos, importações e exportações.  Muitos veículos que são vendidos não são emplacados, já que são específicos para o uso rural ou em competição.  Nem tudo o que é produzido no Brasil, é vendido aqui, já que parte é exportada.  Nem todas as que são emplacadas, são produzidas aqui, já parte é importada.

ATÉ OUTUBRO, SETOR DE BICICLETAS TEVE PRODUÇÃO 10% ACIMA DO QUE EM 2011

A produção de ''magrelas'' no Polo Industrial de Manaus, todavia, cresceu 10%.  O crescimento estimado para 2012 é de 21%.

O aumento do imposto de importação impactou fortemente esse setor que teve queda de 19% na importação e deverá fechar o ano com cerca de 300.000 importadas.

Esses dados são relativos apenas à produção e vendas dos associados da entidade, e por isso não representa o total do setor.

É muito difícil um controle total desses números, já que a importação é liberada e a quantidade de revendedores, imensa.

A ABRACICLO está tentando trazer mais fabricantes deste setor para a Associação.

Lembro que o Brasil é o 3° maior produtor mundial de bicicletas produzindo mais de 5 milhões por ano e tem uma frota circulante estimada em aproximadamente 70 milhões.

 

A ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – é uma entidade sem fins lucrativos representante das montadoras dos veículos de duas rodas que possuem fábricas instaladas no Brasil.  Sua missão é divulgar, apoiar e defender as atividades e interesses relacionados ao setor, nas áreas de política econômica, social e técnica, atuando fortemente na melhoria de imagem destes meios de locomoção com relação à segurança e conceito social, através de sugestões, campanhas e outras ações.

Os associados são: BMW, Bramont, Caloi, Dafra, Harley-Davidson, Honda, Kasinski, Kawasaki, Prince, Suzuki, Traxx, Triumph e Yamaha.