Blog da Suzane Carvalho

Com 210 cavalos e torque de 16,6 kgf.m, ZX-14R chega para brigar com a Hayabusa

Suzane Carvalho

 Fotos: Suzane Carvalho

Na segunda quinzena de junho chega finalmente às concessionárias do Brasil, a Kawasaki Ninja ZX-14R, que já está disponível na Europa desde outubro do ano passado.


Montada em Manaus, a moto “top” de linha da Kawasaki ganhou a letra “R” em sua nomenclatura para não deixar dúvidas de sua tendência esportiva.

O modelo 2013 tem novo motor, novo escapamento, rodas, banco, pneus com desenho diferente e modificações no design.

Com 4 cilindros, 16 válvulas e duplo comando no cabeçote, o motor ganhou 89 cc.  Passou dos atuais 1.352 cc para 1.441 cc,  pois tem biela 4 mm maior (ops! tem gente que não gosta que eu fale o tamanho da biela).  Ganhou pistões forjados e mais leves, válvulas e janelas de admissão maiores.  Eixo e corrente de comando, virabrequim e filtro de ar também sofreram alterações.  A compressão também é um pouco maior: passou dos 12,0:1 para 12,3:1.

Para aguentar os 210 cavalos (original, sem o RAM air, fica com 200) o chassi teve sua rigidez aumentada e parte do que era em plástico passou a ser de alumínio fundido.  A moto ficou aproximadamente 15 Kg mais pesada.

As molas dianteira e traseira são mais duras que do modelo anterior.  O ângulo de cáster continuou o mesmo, em 23°/93 mm e o curso das suspensões também: 117 mm na frente e 124 mm atrás.  Compressão e retorno dos amortecedores e pré-carga das molas são ajustáveis.

 

O freio dianteiro é disco duplo de 310 mm com pinça dupla de fixação radial com 4 pistões opostos.  Na traseira, disco simples de 250 mm e pinça com 2 pistões opostos.

A distância entre eixos da moto tem 1.48 m e a altura mínima do solo é de 12,5 cm.  O banco fica a 80 cm do chão e o tanque tem capacidade para 22 litros.

Ela tem três modos de controle de tração, que pode também ser deligado, e dois modos de despejo de potência: Full ou Low.

 

Tem duas cores: Golden Blazed Green e Metallic Spark Black.  O preço é de R$ 56.990,00 a sem ABS, e a versão com ABS, 60.990,00.

As unidades do modelo 2011 que estão nas lojas continuarão a ser vendidas normalmente até terminarem os estoques.