Blog da Suzane Carvalho

Fórmula Indy desembarca pela terceira vez em São Paulo

Suzane Carvalho

Direto da Indy, no Anhembi – 01

A estreia da Indy em pistas brasileiras foi em 1996 no Rio de Janeiro, quando foi inaugurado o circuito oval Emerson Fittipaldi, dentro do Autódromo de Jacarepaguá, e lá correu por cinco anos.

Com o circuito oval de Jacarepaguá já destruído, em 2009 a categoria desembarcou em São Paulo para correr  nas ruas, em plena Marginal Tietê, passando também pelo Sambódromo.

Em seu terceiro ano no Circuito do Anhembi, temos quatro pilotos brasileiros participando da corrida: um piloto de Fórmula 1, um campeão da categoria, um vendedor das 500 Milhas de Indianápolis por três vezes e uma mulher.

Mudanças de carro e de motor para os mais experientes, falta de conhecimento das pistas para os “novatos”.   Aqui,  o que eles estão pensando antes dos treinos:


TONY KANAAN
Após ter sido campeão na Indy Lights, entrou na Fórmula Indy em 1998, foi campeão em 2004 e vice-campeão em 2005.  Ano passado quase ficou de fora campeonato, mas conseguiu se manter e esteé o 15° ano que está correndo aqui.

“Esse ano tivemos muitas novidades, como o carro novo, o freio de carbono e o motor turbinado.  Quando vi o carro novo pela primeira vez, estranhei, pois ele parecia um “batmóvel”, mas hoje me acostumei e até acho bonito.  Nosso motor Chevrolet é dócil, e foi bom para mim ter o Rubens na equipe, assim eu tenho uma ameaça maior e com isso tenho que acelerar mais.  Além do mais, ele está nos passando um pouco da tecnologia que tem na F1”.

Tony teve duas falhas mecânicas nas duas primeiras corridas, e na terceira chegou em quarto.  Vem para São Paulo com muita “fome” de um bom resultado.

HÉLIO CASTRONEVES
Em seu 12° ano na categoria, “Helinho”,  tri-campeão das 500 Milhas de Indianápolis, disse que fez pouca quilometragem antes da temporada, já que foram seus companheiros de equipe, Will Power e Ryan Briscoe, que testaram o carro na pré-temporada.  Disse que quando andou pela primeira vez, achou melhor do que a expectativa, e que o carro “não é tão ruim assim”.  Mesmo assim, ganhou a primeira corrida da temporada.

Uma novidade para ele, foi o fato de o carro só ter dois pedais, e com isso só agora ele começou a frear com o pé esquerdo, apesar de ter sido kartista na infância e adolescência: “Há 20 anos eu não freava com o pé esquerdo, e este ano os freios passaram a ser de carbono em vez de ferro, e são ainda melhores.”

Este ano a categoria tem um novo diretor de prova, o Beaux Barfield que entrou no lugar de Bryan Barnhard, e segundo Helinho, está fazendo um trabalho melhor, deixando as corridas fluírem mais, e que Barnhard, mudava as regras durante a temporada.

Ele está em segundo no campeonato, e seu companheiro de equipe, Will Power, é o primeiro, já que ganhou as outras duas etapas.  “comparando a telemetria do carro do Power, dá para ver que o cara tem um talento de colocar todas as curvas em uma situação bem diferente, entrando mais rápido e saindo também mais rápido.  Ele é bem agressivo na classificação, mas nas corridas nem tanto”, completou.

É incrível a capacidade do Helinho de sorrir durante uma entrevista.

RUBENS BARRICHELLO

Após 19 temporadas correndo na Fórmula 1, Rubinho é “novato” na Indy.  É sua quarta corrida e a primeira vez que corre no Circuito do Anhembi.  Ele se perdeu no caminho e chegou atrasado para a entrevista coletiva.

“Esta é uma semana muito especial para mim.  Nascido e criado em Interlagos, é a primeira vez que saio para correr e vou para o outro lado da cidade, e vai ser a melhor coisa do mundo descer a Marginal Tietê “rasgando” a 300 Km/h sem radar!”.

Em relação ao seu desempenho até agora, falou:  “Admito que achei que a transição seria mais fácil, mas a adaptação está sendo progressiva, melhorando sempre.  Andei muito pouco antes da temporada, e a grande dificuldade que eu tenho sentido é o peso do volante.  A sensibilidade é outra.  Estamos trabalhando pra fazer um volante maior, mas só deve chegar após Indianápolis.  A equipe também ainda está atrás de sua primeira vitória.  O que mais vou fazer é andar o máximo possível nos dois treinos para me adaptar mais ao carro e conhecer a pista.  Toda vez que saio com o carro ainda tenho que lembrar que é para andar em só 12.000 rpm, e não 18.000.  Eu ainda não conduzo o carro como eu quero, mas o carro me conduz”.

“Está sendo um grande barato correr na Fórmula Indy.  A competitividade é muito grande e nos bastidores é tudo muito diferente.  Aqui o público e a imprensa podem chegar perto do carro, filmar, fotografar, o que na 1 é inimaginável.”

BIA FIGUEIREDO
Uma das três mulheres no grid, Bia, que ano passado correu a temporada inteira, por enquanto tem patrocínio para correr somente a etapa de São Paulo e também as 500 Milhas de Indianápolis.  Acertou com a equipe Andretti, uma equipe melhor estruturada que a Dreyer & Reinbold Racing que correu ano passado.

“Esse carro tem mais grip e mais downforce do que o do ano passado.  Nos testes que fiz já fui mais rápida.  O volante é bastante pesado, e senti bastante (observação esta feita pelos outros brasileiros também).  Para essa corrida, tenho a vantagem de já conhecer o traçado, mas a desvantagem de entrar em um campeonato em que os outros pilotos já estão envolvidos desde o início.”

Rubinho e Tony são amigos desde a infância,  Mesmo quando um estava morando na Europa e outro na América do Norte, se encontravam sempre, além de correrem juntos de Kart no final do ano, nas 500 Milhas da Granja Viana.  Agora, correndo pela mesma equipe, os dois parecem duas crianças.  Trabalham sério mas também brincam muito.  Recentemente Rubinho trancou Tony em um banheiro portátil antes da largada, e Tony saiu de lá usando suas forças física, “a la Hulk”.  No trabalho são sérios e trocam informações sobre o comportamento do carro.

A vinda de Barrichello para a Indy alavancou inclusive a venda dos 40.000 ingressos, que se esgotaram durante a semana.